quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Feliz Natal!!!




 Natal é tempo de festa e alegria, mas muita gente acaba se esquecendo o porquê disso tudo, e volta essa felicidade toda para a troca de presentes (o que é bom e legal, claro, mas não é tudo). 

 Esse é um tempo em que podemos reunir a família para celebrar o nascimento de Cristo, aquele que veio ao mundo para nos salvar, para dar seu sangue para que todo aquele que nEle crer e confessar que Jesus é seu Senhor e Salvador possa ter vida em abundância, vida eterna, como diz a própria Palavra de Deus.

 Então vamos nos alegrar e comemorar a vinda dAquele que mais nos amou, a ponto de dar sua própria vida em nosso favor!!!

 Feliz Natal!!!!!!!

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Angra dos Reis - Casamento do tio André Luis e da tia Fernanda


 No último sábado, dia 19/12/2009, o tio André Luis e a tia Fernandinha casaram-se numa linda cerimônia no Hotel Frade, em Angra dos Reis/RJ.
 Mas a família e os amigos já estavam reunidos desde a sexta-feira anterior e, acreditem , o Samuel fez o maior sucesso (se bem que isso é comum, né? rs). Brincamos dizendo que ele fez mais sucesso que o próprio noivo! Ele passava de colo em colo, e não estranhou ninguém, não fez birra, manha, nem chorou. A mamãe só conseguia pegá-lo pra trocar a fralda e dar de mamar. Fora isso, era um "posso pegá-lo?" daqui, outro "ai que lindo, deixa eu segurar ele um pouquinho?" dali... E assim foi durante todo o final de semana em que estivemos no hotel pro casamento!
 O Samuel fez 6 meses ontem, e por essa razão ainda era muito pequenininho para ser pajem dos titios, mas como ele, enquanto único sobrinho de ambos os lados (até o momento), não poderia deixar de fazer sua participação especial nessa ocasião tão esperada e linda, nosso pequeno grande bebê entrou com o papai e a mamãe, no colo do papi.
 Ele estava todo lindão, de sapato social, calça azul marinho e camisa listrada de azul da Tommy. E se comportou direitinho! Só começou a chorar um pouco quase no final da cerimônia, pois estava muito quente, tadinho, e ele já estava com um pouco de fominha. Mas nessa hora as tias/primas Ana Laura e Naty foram super prestativas e ficaram com ele um pouquinho, passeando, tentando acalmá-lo (obrigada, meninas!!!).
 Após mamar e trocar de roupinha ele partiu pra festa com a família toda. Até dançar valsa com o tio André Luis ele dançou (quando eu receber essa foto eu posto aqui). Mas depois disso... ele apagou! Com toda aquela bagunça e música alta, ele desmaiou no carrinho. Acordou pouco tempo depois até porque mesmo dormindo fazia sucesso e o pessoal ainda assim insistia em mexer nele, tadinho. Mas a mamãe o levou pra um outro salão e lá ele pôde descansar de vez. Sem música alta, sem o povo literalmente pegando no pézinho dele... Mais uma vez, um soninho tranquilo!


quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Resultado do Concurso Cultural Brandili


 Quinta-feira, dia 17/12/09, recebi uma ligação logo de manhã, de um número desconhecido, de outro Estado. Era uma pessoa da Brandili informando que após selecionarem os 100 fã-clubes mais votados e, dentre esses, os 50 melhores desenhos, o Samuelzinho teria ficado em sexto lugar!!!
 Ficamos super felizes por ele ter ganhado o seu primeiro concurso.
 O prêmio são 3 conjuntinhos de roupas da Brandili.
 Esse concurso consistia em a criança pintar um desenho de Natal (o que acabou sobrando pro papai e pra mamãe) de forma criativa, e receber vários recadinhos de amiguinhos acerca do seu desenho. Cada e-mail tinha o direito de votar uma vez.
 Foram bem mais de 100 votos!
 O mais bacana foi o carinho que o Samuel pôde receber de tantas pessoas, mesmo aquelas que ainda não o conheceram em razão da distância ou da correria do dia-a-dia. Amigos que há muito tempo não vemos fizeram questão de ajudar nosso gordinho nesse concurso!
 Muito obrigada a todos que participaram (e aos que ao menos tentaram também, pois soube que o link deu problema várias vezes e muito snão conseguiram votar!).

Amigo Oculto




 Esse ano o sapeca do Samuel participou do seu primeiro "Amigo Oculto" (ou "Secreto", se preferir)! Dá pra acreditar?
 Quem organizou tudo foi uma mãe muito fofa da Comunidade Crescer, a Lud. Aliás, o Rodrigo diz que essa Comunidade é o "orkut das mamães", pois ali a gente pode postar fotos dos nossos babies, trocar experiências e, porque não, até realizar um amigo oculto com nossos pequenos! rs
 Quem deu o presente pro Samuelzinho foi a Ana Carolina, uma amiguinha de apenas 3 meses! Ela deu o DVD "Natal de Luz". Vejam como ela é uma gracinha...



Já o meu gordinho tirou o Miguel, de 11 meses, irmãozinho gêmeo do Daniel! Ele deu um leãozinho musical pro amiguinho que, segundo a mamãe Hellen, até dormiu com ele no primeiro dia!



Tanto mamãe quanto bebê gostamos muito dessa experiência, e não apenas pelo presente lindo que o Samuel ganhou, mas também por termos conhecido outras mamães e bebês e pela diversão na troca de bilhetinhos anônimos!
 Ano que vem te mais...

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Quase 6 meses!



5 meses e 22 dias ---- 8,250 kg ---- 69 cm

 Na última segunda-feira o Samuel precisou visitar a tia Selma (sua pediatra). Apareceram umas feridinhas na cabeça dele, e ela o diagnosticou com "Impetigo", uma infecção bacteriana que ele provavelmente "pegou" após a picadinha de um mosquito.É até algo relativamente comum em bebês. O ruim só é que encomoda ele, pois coça. Começou com a picadinha, formou uma bolinha de água e depois uma feridinha, que dia após dia aumentava. Além disso, outras feridinhas semelhantes começaram a aparecer em sua cabecinha, mas graças a Deus ele não teve maiores complicações, nem mesmo febre.
 Felizmente ele já está bem melhor, e o tratamento é bem simples: limpeza com sabonete antibacteriano e nebacetin, tudo 3x ao dia. O perigo é que isso pode se espalhar pelo corpo, então essa higiene tem que ser feita rigorosamente pelo papai e pela mamãe.
 A anemia dele também está bem melhor. Essa anemia, para quem ainda não tinha conhecimento, surgiu por conta do rápido crescimento dele. E não era pra menos, afinal, de acordo com o livro "A Vida do Bebê" (aliás, recomendo para todas as mamães, especialmente as de primeira viagem), o peso atual do meu gordinho é um pouco superior à média dos bebês de 7 meses (8 kg) e sua estatura também um pouco maior que a prevista pra um neném de 8 meses (68 cm). Essa foto acima, por sinal, foi tirada após ministrarmos a ele as gotinhas de Noripurum (ferro) e Cewin (vitamina C). E é quase sempre assim: ele toma tudo direitinho da colherinha, sem cuspir, mas inevitavelmente se lambeca! Imaginem, então, quando começar com a papinha!!

sábado, 12 de dezembro de 2009

A história de Samuel


 A escolha do nome do nosso amorzinho foi bem difícil. Quem estava por perto acompanhou ansiosamente! (Tia Fernandinha que o diga! rs)
 A mamãe queria Matheus, Daniel, Rafael... Já o papai queria Arthur. Não entrávamos num consenso de jeito algum! Ele não queria os nomes que eu queria porque achava nomes bonitos, porém muito comuns na atualidade. Eu, por outro lado, não queria o nome dele porque com o meu "sotaque mistureba" (PR/DF/SP/RJ/RS...) eu chamaria o meu carioquinha assim: Arrrrrrrrrrrthurrrrrrrrrrrrr!! Tadinho! rs  Rolou até um sorteio aqui em casa, pra vocês terem idéia de como estávamos indecisos. Então, depois de muita discussão, optamos por Samuel.
 Samuel, em hebraico, quer dizer "ouvido por Deus". Antigamente a escolha dos nomes das crianças era baseada em fatos relacionados à realidade daquela pessoa. Isso é frequentemente relatado (e constatado) na própria Bíblia, por meio da qual, inclusive, aprendemos um pouco mais sobre quem foi Samuel (I Samuel).
 Sua mãe, Ana, era estéril, mas inconformada com essa situação, orou fervorosamente ao Senhor, clamando por esse filho que ela tanto queria. Deus, em seu infinito amor e compaixão, atendeu ao pedido de Ana.
 De acordo com alguns historiadores, Ana batizou seu filho "Samuel" como um voto de dedicar essa criança ao Senhor, "a fim de demonstrar sua esperança de que o filho carregaria o nome do Todo-Poderoso". E, de fato, Samuel foi responsável por estabelecer o nome do Senhor diante de seu povo, uma vez que estava sempre lembrando Israel, o povo separado por Deus, sobre suas constantes quedas, seus pecados, e a constante bondade do Deus Altíssimo no decorrer dessas crises e desses problemas.
 Samuel atuou como sacerdote, profeta (o primeiro de acordo com a própria Bíblia), conselheiro e juiz. Um homem publicamente reconhecido como servo do Senhor, até mesmo porque era através dele que Deus falava ao seu povo. Ele sempre ouvia o Senhor e seguia suas instruções, e por esta razão Deus pôde fazer grandes coisas através de sua vida.
 Samuel demonstrou por meio de sua história de vida, de suas atitudes, de seu testemunho, que aqueles que são fiéis ao Senhor nas coisas pequenas receberão Sua confiança nas coisas maiores.
 Felizmente, não tivemos nenhum problema de esterilidade. Portanto, não é nesse ponto que a história de Samuel tem algo em comum com a história do meu Samuelzinho... Mas nossa oração, enquanto pais desse lindo bebê, é que assim como aquele homem foi separado para/por Deus com um propósito, que seja também o nosso filho um servo fiel ao Senhor, um homem de palavra, em que as pessoas possam confiar plenamente por saberem que ele estará agindo em conformidade com os interesses do Senhor, e não em interesse próprio; uma pessoa pura, verdadeira, em quem Deus se compadecerá.
 Esse realmente é o meu sonho. E essa é a história de vida que eu também quero para o meu bebê, para o meu Samuel. O resto é o resto...

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Precioso soninho

 O Samuel sempre teve um soninho muito gostoso. Desde muito pequenininho, gostava de tirar vários cochilinhos durante o dia. À noite, ele só teve problema pra dormir logo no começo, devido aos gazes que lhe causavam dores. Mas com o tempo tudo ficou bem, e como prometido à época pelo papai, ele nem se lembra mais dessas dorezinhas chatas... rs
 Dentro do possível, procuramos não o acostumar a dormir no nosso colo tão-somente. A gente o colocava no bercinho portátil, no carrinho ou até mesmo em seu berço, no seu quarto, e no máximo davamos leves tapinhas em sua fraldinha, pra ajudar no embalo do seu sono. Sonzinhos como "sh sh sh sh" ou até mesmo canções sussurradas pelo papai e pela mamãe também o ajudavam a ninar. Mas quando as dorezinhas vinham, e nem o colo da mamãe adiantava, íamos pro escurinho da sala e o embalávamos ao som da canção "Ajuntamento" instrumental, do CD "Clássicos de Vencedores por Cristo - Canções de Ninar", presente da "Tivó" Liana. Era "tiro e queda"! O Samuel aos poucos ia se acalmando e conseguia dormir sossegado. Foi uma grande bênção nessas noites difíceis e cansativas para toda a família.

 Aos poucos fomos notando que ele gostava de música - um interesse que também foi despertado em mim desde cedo pelos meus pais. É como se fosse algo pra ele relaxar. No entanto, pra não termos problema na hora dele dormir à noite sem música, no caso, por exemplo, de uma viagem, ou qualquer outra situação que não comportasse a possibilidade dele dormir com música, e o bichinho, com isso, acabar se irritando, começamos a tocar as musiquinhas dele/pra ele apenas nas horas dos cochilinhos diurnos. Passamos a tocar no CD player do quarto dele os CDs que ele ganhou de presente da maternidade e de uma colega do vovô Sami, quais sejam, "Canções para as primeiras noites", "Cantigas de ninar" e "É um menino". A gente quase que dorme junto com ele ao som dessas músiquinhas. Além disso, esse é um momento gostoso e agradável, pois tocam músicas (quase todas apenas "instrumental") que também ouvíamos quando éramos crianças.

 Às vezes o Samuel acorda em seu quarto e fica ali quietinho, brincando com os ursinhos do móbile, com a almofada "soninho" que a tia Thaísa deu pra ele... e fica sozinho, numa boa, ao som das musiquinhas que estão sendo tocadas pra ele.
 Recentemente adquirimos 2 novos Cds pra ele. Um é o "Aline Barros para bebês", e o outro "Classics for Baby". Afinal, ninguém aguenta ficar ouvindo a mesma música dia após dia, sem fim, por mais que a adore! rs
 Hoje o Samuel está com cerca de 5 meses e meio, mas desde um pouco mais de 2 meses de idade, logo antes dele passar a dormir sozinho em seu quarto, seu soninho tem sido uma bênção, um momento muito tranquilo. Ele ainda tira a sonequinha da manhã, e mais uma ou duas de tarde - sempre que possível embalado pelos sons suaves das musiquinhas que ele tanto gosta...
  À noite, por sua vez, simplesmente o colocamos no berço, por volta das 22h, após sua última mamada. Esteja ele dormindo ou acordado, papai e mamãe dão boa noite ao bebê e fazemos uma breve oração como ele (ou simplesmente o abençoamos). O Samuel já sabe que essa é a hora dele dormir, e quietinho se ajeita de lado, com os pés sobre o protetor da lateral do berço e dorme "o sono dos anjos", como diriam minhas avós. Só acorda por volta das 7h. Isso mesmo, ele dorme a noite toda!! papai e mamãe agradecem!!!
 Posso estar enganada, mas creio que seu gosto pela música, e o hábito de ouví-las sempre que possível ajudou também o sono dele a não ser tão leve quanto ao de muitos outros bebês, pois mesmo que estejamos falando mais alto perto dele, ou ainda, que o aspirador de pó esteja sendo utilizado para fazer a faxina à tarde, ele nem se abala, e continua com seu precioso soninho.

sábado, 5 de dezembro de 2009

Independência ou... independência!


"Como o tempo passa rápido..." Acho que essa é uma das frases que mais disse e ouvi nos últimos meses. Ouvi isso em relação a minha pessoa, ao meu casamento, mas tudo em função do Samuel e de seu rápido desenvolvimento.
 Há cerca de 1 ano e 1 mês eu descobri que estava finalmente grávida. Digo finalmente não porque tenha demorado uma eternidade (se bem que pra mim aqueles 2 meses tentando engravidar pareciam um tempo infindável à época), mas sim pela ansiedade e, como o próprio nome do blog já diz, por ter sonhado muito com esse momento.
 No mundo de hoje a maioria das mulheres sonha em se tornar uma mulher de negócios de sucesso. Pra mim, no entanto, o mais importante sempre foi (e será) a minha família. E por isso fiquei tão ansiosa e feliz com a concepção e o nascimento do pequeno/grande Samuel.
 E como o tempo passa rápido... Ele já está com 5 meses e pouco e dá sinais mais do que claros que não é tão dependente de mim como era há apenas 3 meses atrás. É lógico que ele ainda é um bebê, mas não é mais um bebezinho, e sim um bebezão. O Samuel precisa, sim, que eu o alimente com o leite materno, mas ele já toma aguinha, suquinho, agarra seus brinquedinhos e tudo o mais que está ao seu alcance, já fica de bruço sozinho e agora até se senta. É verdade que ainda de forma um pouco "bamba", mas ele se senta sozinho no carrinho.
 Pra mim é uma grande felicidade cada uma dessas pequenas conquistas que ele está tendo, dessa "independência" que ele começa a conquistar mesmo sendo tão pequenininho. Mas, por outro lado, como mãe "coruja/grudenta/saudosa/de primeira viagem" que sou, fico logo pensando que ele aos pouquinhos vai precisando menos e menos de mim. É um sentimento estranho, confuso e de uma certa forma até ridículo, eu sei...
 Mas acima de tudo, sou grata a Deus porque meu filho é saudável, é feliz, e está se tornando um bebezão lindo, independente e cada dia mais gostoso...

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Apurando o paladar

Estou conseguindo postar notícias sobre o Samuel diariamente, mas não se acostumem, pois, infelizmente, em breve isso não será mais possível. Precisarei fazer isso num período de tempo maior. Mas enquanto der, vamos aproveitar!
 Até poucos dias atrás o Samuel estava mamando no peito tão somente, e mesmo assim já estava desse tamanho todo (com 5 meses mas já usando roupinhas G, tamanho referente a 9 meses, em alguns casos até mesmo de 12 meses e assim por diante). Mas, como nem tudo na vida acontece da forma como gostaríamos, em breve precisarei voltar ao trabalho (mesmo assim já foi uma grande benção poder estar com ele por 6 meses em tempo integral) e com isso a pediatra pediu que começassemos a fazer a adaptação de novos alimentos em sua "dieta". Começamos com a mamadeira de água (essa da foto acima). Nas primeiras vezes ele fez uma cara de quem estranhou, de quem não gostou muito, não, mas poucos dias depois já estava mamando a águinha dele amarradão. E com esse calor que faz no Rio de Janeiro, tadinho, nem poderia ser diferente!
 Ontem foi a vez da mamadeira de laranja lima! Pensei comigo: "Se ele estranhou a água, vai ser mais complicado ainda com os suquinhos, mas vamos lá!". E não é que mais uma vez meu gordinho me surpreendeu?? Mamou todos os 10 ml (tem que ser de pouquinho em pouquinho pro organismo dele se adaptar!) amarradão! Hoje de manhã, em seu segundo contato com o suco de laranja, ele não apenas mamou os 10 ml, como ainda reclamou quando acabou, pois queria era mais!
 Se meu gostoso já está gordinho mamando apenas no peito, como será com todo esse apetite? E digo mais, ele não pode ver a mamãe ou o papai comendo o que quer que seja do lado dele que ele já fica de olho!! rs Como eu sempre disse, esse menino é realmente uma benção (e abençoado também)!
 Ele não pode ver uma mamadeira que já se estica todo para pegá-la, acreditam? Meu filho, meu orgulho, é muito esperto! E falando nisso, vocês por acaso vocês repararam que o Samuelzinho já segura por conta própria suas mamadeiras? Ele é um bebezão mesmo! Como passa rápido...

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Consagração do Samuel

 Na Igreja Batista não há batismo de crianças, mas sim "apresentação". Por esta razão, domingo passado o Samuel foi apresentado em nossa Igreja pelo pastor Pedrão. Foi um momento muito alegre pra toda a família. Estavam lá o papai e a mamãe (nessa primeira foto), o Vovô Sami, Vovós Linete e Therezinha, titios Sami, André Luis, Fernandinha, Gabriel Henrique (dindo), Thaísa (dinda), Ricardo e priminhas Anna Clara e Isabela. Esse também foi, para nós pais, um momento de gratidão ao nosso Deus, por termos sido abençoados com o Samuel, uma criança saudável, feliz, alegre, brincalhão, calminho... enfim, um filho MA-RA-VI-LHO-SO, que é muito mais do que sonhávamos e pensávamos.

 Mas, como na nossa família tudo acaba em brincadeira e bagunça, após o culto, antes de irmos pro restaurante, os titios pegaram o Samuel e "aprontaram" com ele. E olha que o bichinho gostou. Gostou, não, adorou, se divertiu... veja só:

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Hora do passeio!


 Todos os dias (em que o Samuel e a mamãe conseguem ficar acordados após a primeira mamada) a gente sai de carrinho pelo condomínio. A gente toma um solzinho, passeia por entre as árvores, ouve melhor os passarinhos. E uma das coisas que mais gostei nesse novo lugar onde estamos morando é justamente a possibilidade de poder passear com o Samuel por meio de tanto verde, afinal, hoje em dia é difícil uma criança que mora na "cidade grande" colocar o "pé pelado" na grama, subir na árvore, etc., ainda mais morando num apartamento. E essas coisas ele certamente poderá fazer aqui quando estiver um pouquinho maior. Nossa, já pensou no cansaço que ele vai dar na mamãe e no papai quando sair correndo por aí?
 Mas vamos voltar ao assunto incial: o passeio da manhã!
 O Samuel, na maioria das vezes, acaba dormindo na volta do passeio, mas enquanto está acordado olha tudo atentamente, como quem está descobrindo um novo mundo ao seu redor, e isso eu acho encantador!
 Ah, em nosso último passeio ele estreiou o chapéu que o vovô Sami e a vovó Linete lhe deram de presente, bem como o novo bodyzinho que a vovó Therezinha deu.
 Ele fez sucesso com esse destaque a mais dos seus lindos olhos azuis...

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

A razão disso tudo...






 O Samuelzinho é um sonho concretizado. Mas esse foi um sonho sonhado por muitas outras pessoas além do papai e da mamãe: pessoas que o amam mas que não podem estar sempre e diretamente presentes em sua vida. Por isso resolvi criar esse blog, e aqui postar um pouquinho dos seus "primeiros passos"...
 Infelizmente, esse blog veio um pouco tarde, então não contemplará algumas fotos que retratam seu nascimento (como essa acima) e a sua evolução (e que evolução!!) nesses últimos 5 meses, mas prometo que tentarei deixá-los sempre atualizados quanto ao que anda acontecendo com meu gordinho. E espero que vocês gostem e curtam juntamente conosco essa etapa tão preciosa de uma vida, de um sonho concretizado!