quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Primeira dificuldade (até que tava demorando...)





 O Samuelzinho sempre foi um bebê SUPER bonzinho, e isso não é conversa de mãe coruja, não. Quem conviveu um mínimo de tempo com ele testemunhou isso. Ele vai no colo de todos, está sempre sorrindo, brincando, não é de chorar e nem fazer manha.

 Além disso, como já relatei aqui no blog anteriormente, ele se adaptou muito bem (até demais) às frutas, aos suquinhos e à águinha que oferecemos pra ele. Podia até rolar uma cara feia no primeiro gole ou na primeira colherada, mas logo em seguida ele devorava o que quer que lhe estivesse sendo oferecido e ainda por cima reclamava ao final, querendo mais e mais.

 Mas... nem tudo o que é bom dura para sempre, já dizia o ditado. Não é que o Samuel tenha se tornado um bebê rebelde sem causa, mas pra minha grande surpresa hoje sua atitude foi diferente daquela tida como normal e/ou esperada!

 Hoje foi dia de introduzir algo novo em seu cardápio: papinha "salgada" - almoço. Coloquei o salgada entre aspas porque na verdade são apenas temperinhos (cebola, alho e salsinha), legumes (batata, cenoura e chuchu) e franguinho, sem adição de sal (por orientação da pediatra). Após cozinhar e passar tudo pela peneira (pois como disse em outra ocasião, hoje em dia não se recomenda mais passar as papinhas no liquidificador), eu e a babá oferecemos a nova refeição ao Samuel. Contudo, não foi apenas a primeira carinha dele a de desaprovação. Ele continuou torcendo o nariz, demonstrando que não estava gostando nem um pouco, e ainda por cima virava o rosto quando dávamos uma nova colherada da sopa.

 Chegou ao ponto dele chorar! Isso mesmo! Ele chorou porque não queria comer a sopinha de jeito nenhum! Eu, na minha falta de experiência, apelei logo pra minha mãe. Por telefone, ela disse que era pra ter paciência, e continuar tentando. E lá fomos nós tentando, e o Samuel recusando! Até o Rodrigo tentou falar com ele pelo rádio (aliás, tem que ver que gracinha ele sorrindo e prestando atenção à voz do papai), tentando acalmá-lo do choro enquanto eu infrutiferamente dava novas colheradas de sopinha...

 Depois de dar água e peito pra ele, uma idéia surgiu nessa minha cuca: coloquei a sopinha (bem mais aguadinha) na canequinha dele, que tem tampa com furinhos no bico e alcinhas laterais pra ele segurá-la sozinho. Felizmente ele tomou um pouquinho mais dessa papinha, por conta própria, e sem reclamação ou choramingos. Vai entender... (Aliás, mamães de plantão, outras sugestões são super bem vindas, viu!)

 Amanhã tentaremos do modo tradicional novamente. Se não der certo, nem espero ele começar a chorar, dou logo a canequinha! Só espero que tudo corra bem nessa introdução de almocinho pra ele, pois segunda-feira que vem volto a labuta, e aí o coração ficará ainda mais apertado...

sábado, 16 de janeiro de 2010

Primeiras papinhas

 Essa semana o Samuel está aprendendo que a vida lhe apresenta muito mais sabores e novidades do que ele poderia imaginar: o (novo) gostinho de frutas diferentes daquelas que ele estava acostumado a saborear através dos seus suquinhos diários (laranja pera, laranja seleta, maracujá e limão).

 Agora ele está liberado para tomar suco de todas as frutas da estação, como melancia (hoje foi a primeira vez e ele gostou muito!), melão, manga, dentre outros, e também pra se alimentar com uma papinha de fruta bem amassadinha, o que finalmente substituirá uma das mamadas do dia. Bem, isso na teoria, já que o meu guloso quer mamar cerca de 1 hora após comer sua frutinha.

 O primeiro "teste" foi com a maçã, depois com o mamão papaya e hoje foi com a banana prata. Nas duas primeiras vezes ele fez cara de curiosidade no começo, e toda hora queria agarrar a colher pra colocá-la na boca. Mas depois fez cara de "eca". Acontece que o bichinho é tão guloso que ainda assim ele continuava querendo "morder" (ele ainda tá banguelinho) a colher, o pratinho... Já a banana ele comeu tudinho fazendo cara de "quero mais!".

 Um detalhe importante que a pediatra dele ressaltou na última consulta é que essas papinhas não podem ser passadas no liquidificador. Elas devem ser muito bem amassadas com o garfo. Isso porque é importante que o bebê aprenda a passar da fase líquida (leite e sucos) para pastosa, e com isso aprender a saborear as diferentes texturas, mas principalmente para ele exercitar desde já a língua, o maxilar e os lábios, bem como demais musculaturas da boca, importantes para articulação, fala, deglutição e até mesmo pra ele aprender a tossir! E por essa mesma razão essas papinhas devem ser ministradas com colheres e não em mamadeiras!

Ah, e com relação à maçã, eu achei que ela ficou cheia de pedacinhos quando usei apenas uma colher pra raspá-la, então o jeito foi descascá-la e usar o ralador. Mas já fui chamada a atenção pela minha mãe pois segundo ela pra fazer isso é preciso usar um ralador de vidro (que eu nunca vi na vida mas ela disse que já teve um) ou de plástico. Isso tudo por causa da oxidação!

 É, pelo visto não é só o Samuel quem está aprendendo coisas novas nessa vida! ;-)























quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Já sei sentar sozinho!

 Meu bebezinho, como eu disse várias vezes aqui e não me canso de escrever, já não é mais tão pequenininho como antes. É um bebezão!

 O Samuel agora sabe sentar-se sozinho!! Não precisa mais de ajuda de ninguém pra ficar ali, sentadinho, se divertindo com seus brinquedinhos! Ele já até conseguiu sentar por conta própria após cair algumas vezes pra trás. Olha a felicidade de mais uma conquista:



terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Curtindo o verão!

 Finalmente o Samuel foi liberado pela pediatra pra curtir um pouco o verãozão que tá fazendo aqui nessa terra de 40 graus!  Com isso a mamãe e o papai não perderam tempo e logo o apresentaram à piscina!
 Na sua primeiríssima vez (no Hotel do Frade), devo confessar, ele parece não ter gostado muito, não. Mas também não era pra menos, pois a água não estava lá essas coisas - um pouquinho fria - e olha que ele detesta banho quente!
 Mas na segunda vez ele já curtiu mais,  pois o tempo estava gostoso, bem ensolarado, e ele não entrou direto na "piscinona", mas na piscininha que os amiguinhos gêmeos Sophia e Joaquim emprestaram pra ele. Foi logo após o Ano Novo, em Teresópolis, na casa dos tios Gilberto/Cida e Léo/Rê.
 Meu bebezão vestiu sua fralda especial pra praia e piscina (tem maravilhas, como essa, que a gente só descobre após ter bebê... como é prática!!), a sunguinha vermelha (que a tia Cassiana deu de presente quando ele ainda estava na barriga da mamãe), e passou protetor solar, é claro! --- Aliás, amigas mamães de plantão, cuidado, pois apesar de ser essencial passar protetor solar nos bebês, em geral os médicos só recomendam que isso seja feito após os 6 meses de idade, assim como ocorre com o repelente, sendo que nem todos os protetores para crianças são apropriados para bebês!!
 Voltando à nova experiência do Samuel, ele gostou, é claro, pois parecia um banheirão, e ficou brincando ali durante um tempinho com o papai, enquanto a mamãe baboba tirava algumas fotos. Foi uma delícia!!