quinta-feira, 29 de abril de 2010

Parque Burle Marx - São Paulo, 25/04/2010

 Pois é, em Sampa há, sim, lugares lindos e bem verdinhos, com bichinho e tudo o mais, pra se passear com os pimpolhos e curtir de montão os dias ensolarados! A dica foi do vovô Sami, e o Samuelzinho A-DO-ROU!!



sábado, 3 de abril de 2010

Aleitamento materno - amor, carinho, intimidade e muita saúde!

 

 Nas últimas semanas me encontrei numa polêmica: meu leite está diminuindo muito, já que o Samuel tem mamado apenas de manhã, antes de eu ir pro trabalho, e de noite, antes dele dormir. Nessa hora, por sinal, é quando eu também tento tirar um pouco mais de leite na bombinha pra deixar pra segunda mamada dele da manhã. Ou seja, o estímulo necessário para a produção do leite (que em sua grande parte ocorre durante a mamada, segundo alguns pediatras autores de livros sobre bebês) não estava sendo suficiente.

 Antes, por exemplo, eu tirava fácil, fácil pelo menos uns 200ml de cada peito, enquanto que agora, com muito custo, tenho tirado 150ml dos 2. E detalhe: o Samuel mama pelo menos 200 ml. Com isso eu estava tendo que tirar mais um restinho que fosse no dia seguinte de manhã, após a primeira mamada.

 Com isso, seria melhor passá-lo de uma vez pra fórmula ou teimar em ficar apenas no peito (fora as comidinhas dele, claro) e arriscar a possibilidade de ficar sem leite quando ele quisesse mamar?

 Confesso que não foi muito fácil tomar essa decisão, pois dar de mamãe de fato é um momento muito gostoso, íntimo, só seu e do seu bebê, de mais ninguém. Mas eu ficava com receio de uma manhã qualquer ele estar com fome e eu não ter leite suficiente pra ele. Isso, por sinal, ocorreu numa madrugada quando ele ainda era bem pequenininho, por conta de nervoso e preocupação, e a sensação de impotência quando o seu filho está com fome é terrível.
 Eu ouvia de algumas pessoas que era besteira minha, afinal, o Samuel estava com quase 9 meses e já tinha mamado o suficiente, que eu não precisava me sentir mal pois nos 6 primeiros meses eu já tinha conseguido alimentá-lo exclusivamente no peito... Mas ainda assim eu não estava convencida.

 Procurei, então, me informar mais sobre o assunto. E é isso o que vou compartilhar aqui com vocês!

 Amamentar no peito, mesmo com a criança já se alimentando de outras fontes é importante, sim! É claro que os principais nutrientes que ela precisa serão obtidos por meio dos novos alimentos que passaram a ser introduzidos em sua rotina preferencialmente após o 6º mês. Mas, ainda assim, o leite materno é importante para o sistema imunológico do bebê(zão). Apesar das muitas doses de vacina tomadas à base de choro nesses meses que se passaram desde o seu nascimento, o neném ainda não está com seu sistema imunológico completo, 100% pronto pra enfrentar esse mundão de viroses. E por isso a imunidade que a mãe possui e que pode ser passada à criança por meio do leite é tão importante. Sabiam que as crianças que mamam no peito (e por mais tempo) tem menos chance de ficarem dodóis do que as demais?

 Muitos também confundem a orientação do Ministério da Saúde quanto ao tempo de aleitamento materno. Por ser falado muito mais que amamentar exclusivamente no peito é essencial até a criança completar 6 meses, há quem pense que esse seria o prazo máximo necessário. Mais do que isso seria besteira, desnecessário. Mas não é bem assim. O próprio Ministério da Saúde informa nas embalagens de fórmulas em pó que “O aleitamento materno evita infecções e alergias e deve ser mantido até a criança completar 2 anos de idade ou mais.” Viu só?

 Eu também ouvi dizer que a criança que mama no peito por mais tempo torna-se mais dependente da mãe e, consequentemente, mais insegura. Errado mais uma vez! Eu não apenas li, como também (coincidentemente) assisti no GNT um documentário que tratava do assunto, e restou comprovado por meio de estudos científicos que as crianças que mamam no peito por mais tempo não apenas tem seu sistema imunológico beneficiado, como também são mais independentes e autoconfiantes que as demais.

 Depois disso tudo acho que nem precisava dizer qual foi a decisão que tomei, né? Mas tudo bem, eu falo! Samuelzinho está com 9 meses e 1 semana e eu continuo o amamentando no peito tanto quanto eu puder. E quanto à pouca produção? Bem, a solução foi deixá-lo mamar à vontade nos finais de semana, quando estamos juntos. Já reparei que ele às vezes quer mamar umas 3 vezes em menos de 2 horas, não porque ele está com fome, mas sim porque quer ficar juntinho. Então eu o deixo, afinal, isso não apenas é bom pra gente ficar agarradinho, como também ajudou a estimular mais a produção do meu leite.