quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Samuel no XSPB 10

Como dito, e prometido, segue a seleção do Samuelzinho pra participação (em foto) no XSPB 10, bem como o link no YouTube com a foto dele (com 3 meses!)...


sábado, 11 de setembro de 2010

Quase famoso!






Há cerca de 1 ano uma amiga (Bagunça) ficou botando pilha pra eu colocar o Samuel numa agência infantil. Até procuramos nos informar, mas não levamos isso adiante. Então ela falou para nós o inscrevermos no site do Xuxa Produções, que estava com uma "promoção" para selecionar baixinhos para o Xuxa Só Para Baixinhos 10 (XSPB 10). Em novembro de 2010, despretenciosamente, enviamos algumas fotos do Samuel. À época ele tinha cerca de 4 meses. Mas a promoção foi sendo prorrogada por diversas vezes, e com o corre corre do dia a dia acabamos nos esquecendo de acompanhar o resultado.

Somente essa semana, após ver algumas notas de divulgação do lançamento do DVD XSPB 10 que procurei me informar e... voilá! As fotos do Samuel foram selecionadas e estarão no DVD. Ainda não sei como será isso ao certo. Só depois que lançarem o DVD que saberemos! Mas pode deixar que eu conto aqui!

Essa semana também teve outro episódio que deixou pais e avós mais do que bobos! A babá estava passeando com ele pelo condomínio quando resolveu parar para assistir as filmagens da novela da Globo "Escrito nas Estrelas". E não é que o meu pequeno chamou a atenção do diretor!! Por 2 vezes ele foi até eles para ver o Samuel, perguntar sua idade e se nós, pais, não teríamos interesse em colocá-lo pra gravar. Disse ainda que ele é muito lindo e que está numa ótima idade pra gravar (será que ele faria o papel do filho que acaba de ser inseminado? rs). Mas por uma falha de comunicação a babá, achando que o Rodrigo era contra, disse que o pai não ia deixar. O diretor até chamou um colega pra mostrar o Samuel, mas... A babá, que é outra que sempre fala pra gente colocá-lo numa agência, foi outra que ficou toda boba, e disse que agora vai estar sempre por perto das filmagens que ocorrerem aqui no condomínio, o que acontece até que com uma certa frequencia. Pior que o Rodrigo deixaria tranquilamente. Como disse, foi realmente uma falha de comunicação!

Mas Deus sabe o que faz e tudo tem seu tempo. Se não foi é porque não era pra ser, já dizia o ditado! De qualquer forma, como eu já disse antes, imagine o quanto a gente não ficou bobo com tudo isso, né? rs

Comunicando-se


O Samuel está na fase de descobrir o mundo e demonstrar o que quer dele!

Apesar de ainda não falar o que quer (creio que mais por preguiça do que por capacidade, já que às vezes ele repete algumas palavras que falamos, mas isso só quando ele quer!), sabe bem mostrar o que é.

Acho que a primeira demonstração clara do que ele queria não era nem apontando o dedo, mas segurando as minhas mãos e as colocando sobre os meus seios, ou seja, ele queria mamar! E era sempre nos horários de rotina em que ele mamava. Felizmente essa tem sido a forma dele mostrar que quer mamar até hoje, diferentemente do que as crianças costumam fazer, que é simplesmente abaixar/levantar a blusa da mãe! Muito bem, filhote!!

Ah, e ainda tem a questão da pressa quanto a mamar! Ele me empurra (ou puxa pela mão) até o sofá, aponta pro mesmo (o que significa que eu devo sentar), ergue os braços pra eu pegá-lo no colo e daí sim mostra que quer mamar. E se eu não vou pro sofá, ele fica empurrando, dando um pitizinho de leve, até eu "entender" e atender o que ele quer.

Teve uma vez também em que ele ficou apontando pro pé. Pegou a mão do papai e levou até o pézinho dele. Daí o Rodrigo viu que era porque uma formiga estava picando o dedo dele! Tadinho!!

Mais uma fase muito gostosa!

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Minha festinha!!







Festinha by Claudia Hungria - 2cdegustare.blogspot.com
Fotos by Lu Bauman - lubauman.blogspot.com

terça-feira, 29 de junho de 2010

Arraiá do Samuquinha






O Samuel não perde tempo! Andando e quase correndo por tudo, aproveitou a oportunidade para ir na sua primeira festinha caipira no condomínio. "Independente", foi sem o papai e a mamãe, apenas com a babá e os amiguinhos! E mesmo não podendo comer os deliciosos pratos típicos dessa época, não ficou de barriga (nem boca) vazia! Eita guri esfomeado!

sexta-feira, 25 de junho de 2010

1 ANINHO!!!


No último dia 22 de junho de 2010 o Samuel completou 1 aninho!

Foi um ano cheio de surpresas, aprendizado, noites sem dormir, preocupações, mas mais do que isso, um ano de bençãos, alegria, risos e felicidade!

Samuel, mamãe e papai são muito gratos ao Senhor por você ter entrado em nossas vidas, por você ser o nosso filhinho!! Que Deus continue te guardando, te abençoando e te dando muita saúde! Amamos muito, muito, mas muito mesmo você!!

terça-feira, 15 de junho de 2010

Na torcida pelo Brasil!!

 No primeiro jogo da Copa 2010, primeiro também da vida do Samuel, ele se divertiu de montão!

 Mas a diversão ficou mais por conta da bagunça do que por qualquer bela jogada ou gol que o time tenha feito contra a Coréia do Norte!




domingo, 9 de maio de 2010

Feliz dia das Mães!


 Hoje meus parabéns e agradecimentos vão pra essas duas pessoas especiais na foto acima, que são tudo pra mim nesse dia tão especial: minha mãe e meu filhote! Amo muito vocês!! Obrigada por todo amor e carinho!

 Mas também não poderia deixar de registrar meus parabéns pras seguintes mamães e amigas queridas que comemoram essa data pela primeira vez, assim como eu:

- Rê (mamãe do Luca)
- Bagunça (mamãe da Luisa)
- Julie (mamãe da Amelie)
- Dani (mamãe do Davi)
- Bia (mamã da Alice ou do Bernardo - saberemos semana que vem!)

 Meninas, parabéns e que Deus as abençoe muito, dando (a todas nós!!) sabedoria para criarmos cada um desses bebês preciosos no caminho do Senhor!

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Parque Burle Marx - São Paulo, 25/04/2010

 Pois é, em Sampa há, sim, lugares lindos e bem verdinhos, com bichinho e tudo o mais, pra se passear com os pimpolhos e curtir de montão os dias ensolarados! A dica foi do vovô Sami, e o Samuelzinho A-DO-ROU!!



sábado, 3 de abril de 2010

Aleitamento materno - amor, carinho, intimidade e muita saúde!

 

 Nas últimas semanas me encontrei numa polêmica: meu leite está diminuindo muito, já que o Samuel tem mamado apenas de manhã, antes de eu ir pro trabalho, e de noite, antes dele dormir. Nessa hora, por sinal, é quando eu também tento tirar um pouco mais de leite na bombinha pra deixar pra segunda mamada dele da manhã. Ou seja, o estímulo necessário para a produção do leite (que em sua grande parte ocorre durante a mamada, segundo alguns pediatras autores de livros sobre bebês) não estava sendo suficiente.

 Antes, por exemplo, eu tirava fácil, fácil pelo menos uns 200ml de cada peito, enquanto que agora, com muito custo, tenho tirado 150ml dos 2. E detalhe: o Samuel mama pelo menos 200 ml. Com isso eu estava tendo que tirar mais um restinho que fosse no dia seguinte de manhã, após a primeira mamada.

 Com isso, seria melhor passá-lo de uma vez pra fórmula ou teimar em ficar apenas no peito (fora as comidinhas dele, claro) e arriscar a possibilidade de ficar sem leite quando ele quisesse mamar?

 Confesso que não foi muito fácil tomar essa decisão, pois dar de mamãe de fato é um momento muito gostoso, íntimo, só seu e do seu bebê, de mais ninguém. Mas eu ficava com receio de uma manhã qualquer ele estar com fome e eu não ter leite suficiente pra ele. Isso, por sinal, ocorreu numa madrugada quando ele ainda era bem pequenininho, por conta de nervoso e preocupação, e a sensação de impotência quando o seu filho está com fome é terrível.
 Eu ouvia de algumas pessoas que era besteira minha, afinal, o Samuel estava com quase 9 meses e já tinha mamado o suficiente, que eu não precisava me sentir mal pois nos 6 primeiros meses eu já tinha conseguido alimentá-lo exclusivamente no peito... Mas ainda assim eu não estava convencida.

 Procurei, então, me informar mais sobre o assunto. E é isso o que vou compartilhar aqui com vocês!

 Amamentar no peito, mesmo com a criança já se alimentando de outras fontes é importante, sim! É claro que os principais nutrientes que ela precisa serão obtidos por meio dos novos alimentos que passaram a ser introduzidos em sua rotina preferencialmente após o 6º mês. Mas, ainda assim, o leite materno é importante para o sistema imunológico do bebê(zão). Apesar das muitas doses de vacina tomadas à base de choro nesses meses que se passaram desde o seu nascimento, o neném ainda não está com seu sistema imunológico completo, 100% pronto pra enfrentar esse mundão de viroses. E por isso a imunidade que a mãe possui e que pode ser passada à criança por meio do leite é tão importante. Sabiam que as crianças que mamam no peito (e por mais tempo) tem menos chance de ficarem dodóis do que as demais?

 Muitos também confundem a orientação do Ministério da Saúde quanto ao tempo de aleitamento materno. Por ser falado muito mais que amamentar exclusivamente no peito é essencial até a criança completar 6 meses, há quem pense que esse seria o prazo máximo necessário. Mais do que isso seria besteira, desnecessário. Mas não é bem assim. O próprio Ministério da Saúde informa nas embalagens de fórmulas em pó que “O aleitamento materno evita infecções e alergias e deve ser mantido até a criança completar 2 anos de idade ou mais.” Viu só?

 Eu também ouvi dizer que a criança que mama no peito por mais tempo torna-se mais dependente da mãe e, consequentemente, mais insegura. Errado mais uma vez! Eu não apenas li, como também (coincidentemente) assisti no GNT um documentário que tratava do assunto, e restou comprovado por meio de estudos científicos que as crianças que mamam no peito por mais tempo não apenas tem seu sistema imunológico beneficiado, como também são mais independentes e autoconfiantes que as demais.

 Depois disso tudo acho que nem precisava dizer qual foi a decisão que tomei, né? Mas tudo bem, eu falo! Samuelzinho está com 9 meses e 1 semana e eu continuo o amamentando no peito tanto quanto eu puder. E quanto à pouca produção? Bem, a solução foi deixá-lo mamar à vontade nos finais de semana, quando estamos juntos. Já reparei que ele às vezes quer mamar umas 3 vezes em menos de 2 horas, não porque ele está com fome, mas sim porque quer ficar juntinho. Então eu o deixo, afinal, isso não apenas é bom pra gente ficar agarradinho, como também ajudou a estimular mais a produção do meu leite.

terça-feira, 30 de março de 2010

Nono mês


Idade: 9 meses
Peso: 10,0 kg
Altura: 74,5 cm (a metade da tia Fernandinha e da tia Luisa!!)

Comidinha de gente grande (amassada no garfo e não mais passada na peneira): arroz, feijão, angu, purês, frango, carne, gema (a clara não pode pois a maioria das vacinas, se não forem todas, tem a clara do ovo como principal ingrediente, e com isso a criança poderia não se imunizar devidamente).
Sobremesa: doces caseiros (mas estamos evitando pro bebê não ficar mal acostumado com o açúcar quando ele pode aprender a se interessar ainda mais pelas frutinhas – e tem mais: sem doce ele já está grandão desse jeito, imagine, então comendo açúcar!!)
Frutas (amassadinhas ou para suquinhos): todas da estação
Verduras: espinafre e bertalha
Legumes: brancos – batata, aipim e inhame; amarelos/laranjas – batata baroa, abóbora e cenoura; verde: chuchu, vagem e abobrinha; e vermelho: beterraba.
Dentes: que nada! Banguelinho, banguelinho! rs

domingo, 28 de março de 2010

Vacinação H1N1

 Estamos um pouquinho atrasados na postagem (mais uma vez), mas como esse é um assunto muito importante, resolvi deixar aqui a tabela com os prazos de vacinação.

 Tentamos sem sucesso vacinar o Samuel no último sábado, pois já havia acabado a vacina naquele dia, naquele posto especificamente, mas segunda a gente tenta novamente!!

 E lembrando que essa ser'a a primeira dose pros baixinhos, hein... Mais pra frente (cerca de 30 dias após) tem mais!

 Ah, uma informação que chegou até nós é que é uma amiguinha da idade tomou essa vacina e nos disseram que é muito dolorida no momento (até para dultos, o que se dirá para bebês), mas posteriormente ela não teve reação alguma. A pediatra até recomendou dar tylenol pro gordinho posteriormente, caso ele tenha alguma reação, mas se deus permitir vai ficar tudo bem... Mas que isso não seja motivo pra ninguém desistir, pois melhor uma dor física agora do que passar por um transtorno enorme e risco de vida contraindo esse doença louca, hein!!

terça-feira, 16 de março de 2010

Da piscininha pra PISCINONA!

 No último final de semana fomos com o Samuel na piscina daqui de casa.

Vocês não sabem a farra que ele fez! E só queria ficar no "fundão" com o papai!

Imaginem uma criança feliz, doida pra bagunçar com a água...

Imaginaram?

Agora deem uma olhada aqui embaixo e confiram se foi essa a cara de sapeca que vocês imaginaram...



domingo, 14 de março de 2010

E o galo cantou...

 Esse galo foi resultado da "sapequice" do Samuel, que já está engatinhando pela casa toda.

 Foi virar-se embaixo da mesa e deu com a cabeça no pé (de mármore) da mesma.





Mas rapidinho o susto passou e meu gordinho já estava pronto pra outra!!


domingo, 28 de fevereiro de 2010

Dodoizinho



 Pela primeira vez nesses 8 meses de vida o Samuel ficou dodóizinho. Sim, ele teve icterícia, erisipela, anemia, mas agora foi diferente, apesar de, graças a Deus, não ter sido nada grave.

 No domingo eu e Samuel fomos passear e diferentemente do seu agir normal, ele não brincava e nem sorria para as pessoas que mexiam com ele na rua. Na verdade, ele ficou sério, quietinho e algumas vezes até choramingou em seu carrinho. Achei estranho, mas não dei grande importância. Afinal, poderia ser mau humor (quem na vida não passa por isso?), incomodo por causa dos dentinhos prestes a nascer, sono...

 Mas na madrugada de domingo pra segunda eu finalmente entendi. Ele já estava se sentindo mal. Ele pegou uma gripe. Quase não dormimos. Eram cerca de 2 horas da manhã e eu já tinha perdido a conta de quantas vezes fui ao quarto dele ver porque ele chorava. Resolvi, então, levá-lo pra minha cama, e foi melhor assim, pois então descobri que ele estava com o nariz entupido, com dificuldades para dormir em razão da respiração, e por isso chorava e queria ficar grudado comigo.

 Naquela manhã fui trabalhar normalmente. Então recebi a ligação do Rodrigo dizendo que ele estava com febre e que sua respiração continuava difícil. Não me desesperei, pois apesar disso ele estava comendo e brincando como nos demais dias em que estava bem. Mas daí começaram as tosses, o nariz escorrendo, os choros constantes à noite... E é claro, apesar de não estar desesperada, como mãe, me preocupei! Afinal, uma coisa é a gente ficar gripado e saber dizer o que está sentindo, pode soar o nariz (algo tão simples), outra é um bebê que não sabe se expressar por meio de gestos e fala aquilo que está sentindo, e tal.

 Levamos o Samuelzinho na pediatra, e graças a Deus realmente era apenas uma gripe. Mas a médica nos explicou que é preciso tomar cuidado mesmo com a gripe mais simples em um bebê. Afinal o canal do ouvido ainda não está formado como o de um adulto, e por isso a secreção produzida em excesso no narizinho dele pode escorrer para o ouvido, causando uma otite (inflamação no ouvido).

 Bem, mas o importante é que ele estava com o pulmão limpinho e os ouvidos direitinho. As febres passaram, ele está tomando vitamina C (Cewin) e um descongestionante (Decongex Plus), bebendo muito líquido e apesar da briga e da dificuldade que é colocar algo em seu nariz, aplicamos, ainda, o Rinosoro infantil. Agora ele já está dormindo bem melhor.

 E com certeza esse será apenas a primeira de muitos outros dodóis...

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Novas descobertas

 Como disse anteriormente, há muito o que ser atualizado aqui no blog, acerca do Samuel! Então vou logo contar os progressos do meu bebezão!

 Atualmente ele está com 8 meses, pouco mais de 70 cm e quase 10 kg. Após uns 2 meses ganhando só uns 400g (quando no começo ele ganhava era 1,5kg!), ele voltou a ganhar um pouco mais de peso, e isso provavelmente se deve ao fato de que agora, como é sabido, ele não está apenas mamando no peito (sim, continuo fazendo questão de amamentá-lo antes de sair de casa pra trabalhar, mesmo que ele permaneça dormindo e ao retornar).

 De acordo com o gráfico do Ministério da Saúde (constante na Caderneta de Vacinação disponibilizada pela maternidade) o meu gordinho está, sim, acima da média em relação ao peso e a medida dos meninos de sua idade. Contudo, isso não significa que ele está obeso. Pelo contrário! Está dentro dos parâmetros considerados normais e saudáveis!

 E, segundo alguns, foi justamente por conta desse peso que ele demorou a engatinhar. Mas... só demorou mesmo, porque agora que ele aprendeu que pode se locomover sozinho pela casa toda... haja cuidado!! Há alguns meses o Samuelzinho já vinha de erguendo, mas não passava muito disso. Mês passado, mais ou menos, ele começou a se movimentar mais, mas nada que pudesse ser considerado um “engatinhar”, já que ele se movimentava mais para os lados e para trás do que pra frente, e isso tudo sem levantar o barrigão do chão! rs

 Pouco depois, ou melhor, muito tempo depois, ele aprendeu que conseguia ficar apoiado nas mãos e no joelho, mas na hora do vamos ver ele andava, segundo o Rodrigo, que nem um “cavalinho”, pois dava saltinhos pra frente com os joelhos após suas mãos estarem devidamente apoiadas mais adiante.

 Mas... tchã tchã nã nã!!!!!! Segunda-feira passada, quando ele completou 8 meses de idade, ele finalmente começou a engatinhar!! Quando soube essa notícia pelo Rodrigo, por telefone, fiquei super feliz e ao mesmo tempo um pouco triste, pois não estava presente naquele momento. Mas, como escrevi na minha postagem anterior, sempre recebo minhas recompensas por parte da minha paixãozinha quando chego em casa! Ao abrir a porta o Samuel, mesmo com suas dificuldades iniciais de quem ainda está se situando e por conseguinte precisa de concentração pra fazer o que está querendo, veio até mim engatinhando e com um sorriso lindo estampado no seu rostinho! Fiquei super, hiper feliz! Pode parecer algo bobo, mas ver cada um dos progressos do meu filhote é uma grande alegria, uma enorme benção! E eu tô é muito feliz!

 Aliás, é válido mencionar aqui que nem toda criança engatinha. Algumas já partem logo para os passinhos (os quais Samuel também já está dando e aos montes com a ajuda do papai e da mamãe, que o seguram debaixo do braço). Mas a gente queria que ele passasse por essa fase, que não pulasse nenhuma etapa, até porque o engatinhas tem seus benefícios. Trata-se de um importante exercício motor, que ajuda a alinhar a coluna, evita problemas de postura e fortalece a musculatura. Há quem diga, ainda, que os benefícios se estendem, inclusive, na hora da escrita. A criança teria, então, uma letra melhor. Isso sem contar a questão da descoberta e da independência. E o Samuel quem o diga! É só perguntar “cadê o papai?” que ele já sai em disparada no seu engatinhar para o nosso quarto!

 Agora só nos resta, além da alegria, ficar de olhos bem abertos e atentos pois com esse bebê serelepe engatinhando por toda a casa, perigos iminentes é o que não falta!

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Colocando o papo em dia - O drama da papinha salgada

 Nossa, são tantas coisas novas do Samuelzinho pra contar aqui, e tão pouco tempo pra parar e escrever com calma tudo o que eu gostaria, ainda mais com os detalhes que só uma mãe babona realmente se interessaria, mas vou tentar atualizar tudo aqui aos pouquinhos.

 Vou separar as postagens pra ficar mais dinâmico e menos cansativo, ok?

 Bem, com relação à papinha salgada, que o Samuel incrivelmente rejeitou quando começamos a dar pra ele, realmente passei por uns dias tensos. No final de semana seguinte à postagem sobre esse problema (acho, inclusive, que foi a última), eu confesso que cheguei a chorar de nervoso e preocupação, já que na semana seguinte voltaria a trabalhar e então... como ele ficaria sem mim, sem ter a opção de mamar caso não almoçasse? Afinal, o leite que eu estava conseguindo tirar pra deixar pra ele na minha ausência era o suficiente apenas para as 2 mamadas já programadas pro dia.

 Orei, conversei com minha mãe, com minha sogra, e graças a Deus fui me acalmando. Naquela mesma semana o bichinho já começou a comer bem melhor, e hoje o choro não é por conta do "não gostar", mas sim pra reclamar se a gente demora um pouquinho que seja pra colocar uma colherada bem caprichada na boca dele!! rs


domingo, 7 de fevereiro de 2010

De volta ao trabalho...



 Como já havia mencionado anteriormente, voltei à (dura, porém neessária) realidade: estou trabalhando! Comecei na última segunda-feira, e apesar de ir com o coração partido, preocupada com o Samuelzinho, consegui ficar bem no decorrer do dia. E ele, diga-se de passagem, ficou ainda melhor do que eu! rs

 Com a viagem do papai e o trabalho da mamãe, o Samuel ficou por conta da babá e da vovó, que veio de Sampa pra dar uma ajudinha. Ele realmente ficou super bem, graças a Deus. Procurei não ligar o tempo todo até mesmo pra não ficar ansiosa, inquieta, etc. Graças a Deus meu coração estava calmo. Nossa, e como orei por isso. Mas acho que chorei tanto antes de realmente voltar a trabalhar que quando voltei já estava até mais conformada, focando meus pensamentos nos benefícios que essa atitude traria para mim, pro Rodrigo e pro Samuel, e não apenas financeiramente, mas até mesmo em termos de independência do bebê.

 E por mais contraditório que isso possa parecer para alguns, foi recompensador e uma alegria tremenda ao reecontrá-lo e ver como ele estava bem e, mais ainda, como ele saudavelmente sentiu a minha falta, já que assim que me viu ficou super agitado, e sorrindo muito se jogou pro meu colo e agarrou meu pescoço, não querendo ir com mais ninguém. E com seu jeito desengonçado de quem ainda está aprendendo a demonstrar o que quer, beijou o meu rosto com a boca aberta e todo babada! Que delícia!! Esse grude nunca tinha acontecido com essa intensidade, já que ele sempre foi com todo mundo sem o menor problema, estando eu ali do lado ou não.

 A rotina dele foi seguida à risca pela babá, conforme orientações mil que deixei escritas pra ela: horários das mamadas, dos suquinhos, papinhas, soninho, passeios, banhos, e assim por diante. Me organizei em termos de horários para que eu pudesse continuar amamentando o Samuel de manhã, antes de ir pro trabalho, ao chegar em casa, bem como antes dele ir pra cama. (Fora isso, quando estou fora de casa, ele continua tomando o leite que tiro com a bombinha.)

 Diante disso, a princípio, tudo pareceu estar direitinho, sob controle, mas infelizmente me enganei. Ele, que sempre dormiu super bem à noite, nessa última semana dormiu a noite toda apenas uma vez. O que tem se tornado comum é ele acordar de hora em hora, e por razão nenhuma. Simplesmente chora... Não sei muito o que fazer. Estou tentando não o tirar do berço e nem dar de mamar nessas horas pra ele não ficar mal acostumado e adquirir uma nova rotina, mas às vezes só essas atitudes é que realmente o acalmam. 

 Me indaguei várias vezes o porque disso estar acontecendo, e a única resposta plausível a que cheguei foi a mudança de uma rotina para a qual não nos atentamos de início, mas que foi necessária: papai está ausente, viajando a trabalho; mamãe está ausente durante o dia, trabalhando também; e o bebê agora tem que ficar 100% do dia com a babá e o início da noite com a vovó. 

 Como essa é uma nova rotina pode ser que ele esteja estranhando (mesmo não demonstrando que atitudes de birra, choro, etc.), além do fato de que ele está ficando super agitado antes de dormir, já que é quando a mamãe chega em casa, após um dia inteiro longe dele.

 Bem, o jeito é nos adaptarmos todos lá em casa para que a antiga rotina (ao menos a de sono) volte ao normal o mais rapidamente possível, pois o problema no final não é só o cansaço da mamãe, que acorda direto à noite, mas principalmente o sono necessário e fundamental que ele precisa ter para manter sua saúde, seu bem estar e também para poder crescer...

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Primeira dificuldade (até que tava demorando...)





 O Samuelzinho sempre foi um bebê SUPER bonzinho, e isso não é conversa de mãe coruja, não. Quem conviveu um mínimo de tempo com ele testemunhou isso. Ele vai no colo de todos, está sempre sorrindo, brincando, não é de chorar e nem fazer manha.

 Além disso, como já relatei aqui no blog anteriormente, ele se adaptou muito bem (até demais) às frutas, aos suquinhos e à águinha que oferecemos pra ele. Podia até rolar uma cara feia no primeiro gole ou na primeira colherada, mas logo em seguida ele devorava o que quer que lhe estivesse sendo oferecido e ainda por cima reclamava ao final, querendo mais e mais.

 Mas... nem tudo o que é bom dura para sempre, já dizia o ditado. Não é que o Samuel tenha se tornado um bebê rebelde sem causa, mas pra minha grande surpresa hoje sua atitude foi diferente daquela tida como normal e/ou esperada!

 Hoje foi dia de introduzir algo novo em seu cardápio: papinha "salgada" - almoço. Coloquei o salgada entre aspas porque na verdade são apenas temperinhos (cebola, alho e salsinha), legumes (batata, cenoura e chuchu) e franguinho, sem adição de sal (por orientação da pediatra). Após cozinhar e passar tudo pela peneira (pois como disse em outra ocasião, hoje em dia não se recomenda mais passar as papinhas no liquidificador), eu e a babá oferecemos a nova refeição ao Samuel. Contudo, não foi apenas a primeira carinha dele a de desaprovação. Ele continuou torcendo o nariz, demonstrando que não estava gostando nem um pouco, e ainda por cima virava o rosto quando dávamos uma nova colherada da sopa.

 Chegou ao ponto dele chorar! Isso mesmo! Ele chorou porque não queria comer a sopinha de jeito nenhum! Eu, na minha falta de experiência, apelei logo pra minha mãe. Por telefone, ela disse que era pra ter paciência, e continuar tentando. E lá fomos nós tentando, e o Samuel recusando! Até o Rodrigo tentou falar com ele pelo rádio (aliás, tem que ver que gracinha ele sorrindo e prestando atenção à voz do papai), tentando acalmá-lo do choro enquanto eu infrutiferamente dava novas colheradas de sopinha...

 Depois de dar água e peito pra ele, uma idéia surgiu nessa minha cuca: coloquei a sopinha (bem mais aguadinha) na canequinha dele, que tem tampa com furinhos no bico e alcinhas laterais pra ele segurá-la sozinho. Felizmente ele tomou um pouquinho mais dessa papinha, por conta própria, e sem reclamação ou choramingos. Vai entender... (Aliás, mamães de plantão, outras sugestões são super bem vindas, viu!)

 Amanhã tentaremos do modo tradicional novamente. Se não der certo, nem espero ele começar a chorar, dou logo a canequinha! Só espero que tudo corra bem nessa introdução de almocinho pra ele, pois segunda-feira que vem volto a labuta, e aí o coração ficará ainda mais apertado...

sábado, 16 de janeiro de 2010

Primeiras papinhas

 Essa semana o Samuel está aprendendo que a vida lhe apresenta muito mais sabores e novidades do que ele poderia imaginar: o (novo) gostinho de frutas diferentes daquelas que ele estava acostumado a saborear através dos seus suquinhos diários (laranja pera, laranja seleta, maracujá e limão).

 Agora ele está liberado para tomar suco de todas as frutas da estação, como melancia (hoje foi a primeira vez e ele gostou muito!), melão, manga, dentre outros, e também pra se alimentar com uma papinha de fruta bem amassadinha, o que finalmente substituirá uma das mamadas do dia. Bem, isso na teoria, já que o meu guloso quer mamar cerca de 1 hora após comer sua frutinha.

 O primeiro "teste" foi com a maçã, depois com o mamão papaya e hoje foi com a banana prata. Nas duas primeiras vezes ele fez cara de curiosidade no começo, e toda hora queria agarrar a colher pra colocá-la na boca. Mas depois fez cara de "eca". Acontece que o bichinho é tão guloso que ainda assim ele continuava querendo "morder" (ele ainda tá banguelinho) a colher, o pratinho... Já a banana ele comeu tudinho fazendo cara de "quero mais!".

 Um detalhe importante que a pediatra dele ressaltou na última consulta é que essas papinhas não podem ser passadas no liquidificador. Elas devem ser muito bem amassadas com o garfo. Isso porque é importante que o bebê aprenda a passar da fase líquida (leite e sucos) para pastosa, e com isso aprender a saborear as diferentes texturas, mas principalmente para ele exercitar desde já a língua, o maxilar e os lábios, bem como demais musculaturas da boca, importantes para articulação, fala, deglutição e até mesmo pra ele aprender a tossir! E por essa mesma razão essas papinhas devem ser ministradas com colheres e não em mamadeiras!

Ah, e com relação à maçã, eu achei que ela ficou cheia de pedacinhos quando usei apenas uma colher pra raspá-la, então o jeito foi descascá-la e usar o ralador. Mas já fui chamada a atenção pela minha mãe pois segundo ela pra fazer isso é preciso usar um ralador de vidro (que eu nunca vi na vida mas ela disse que já teve um) ou de plástico. Isso tudo por causa da oxidação!

 É, pelo visto não é só o Samuel quem está aprendendo coisas novas nessa vida! ;-)