Dentro do possível, procuramos não o acostumar a dormir no nosso colo tão-somente. A gente o colocava no bercinho portátil, no carrinho ou até mesmo em seu berço, no seu quarto, e no máximo davamos leves tapinhas em sua fraldinha, pra ajudar no embalo do seu sono. Sonzinhos como "sh sh sh sh" ou até mesmo canções sussurradas pelo papai e pela mamãe também o ajudavam a ninar. Mas quando as dorezinhas vinham, e nem o colo da mamãe adiantava, íamos pro escurinho da sala e o embalávamos ao som da canção "Ajuntamento" instrumental, do CD "Clássicos de Vencedores por Cristo - Canções de Ninar", presente da "Tivó" Liana. Era "tiro e queda"! O Samuel aos poucos ia se acalmando e conseguia dormir sossegado. Foi uma grande bênção nessas noites difíceis e cansativas para toda a família.
Aos poucos fomos notando que ele gostava de música - um interesse que também foi despertado em mim desde cedo pelos meus pais. É como se fosse algo pra ele relaxar. No entanto, pra não termos problema na hora dele dormir à noite sem música, no caso, por exemplo, de uma viagem, ou qualquer outra situação que não comportasse a possibilidade dele dormir com música, e o bichinho, com isso, acabar se irritando, começamos a tocar as musiquinhas dele/pra ele apenas nas horas dos cochilinhos diurnos. Passamos a tocar no CD player do quarto dele os CDs que ele ganhou de presente da maternidade e de uma colega do vovô Sami, quais sejam, "Canções para as primeiras noites", "Cantigas de ninar" e "É um menino". A gente quase que dorme junto com ele ao som dessas músiquinhas. Além disso, esse é um momento gostoso e agradável, pois tocam músicas (quase todas apenas "instrumental") que também ouvíamos quando éramos crianças.
Às vezes o Samuel acorda em seu quarto e fica ali quietinho, brincando com os ursinhos do móbile, com a almofada "soninho" que a tia Thaísa deu pra ele... e fica sozinho, numa boa, ao som das musiquinhas que estão sendo tocadas pra ele.
Recentemente adquirimos 2 novos Cds pra ele. Um é o "Aline Barros para bebês", e o outro "Classics for Baby". Afinal, ninguém aguenta ficar ouvindo a mesma música dia após dia, sem fim, por mais que a adore! rs
Hoje o Samuel está com cerca de 5 meses e meio, mas desde um pouco mais de 2 meses de idade, logo antes dele passar a dormir sozinho em seu quarto, seu soninho tem sido uma bênção, um momento muito tranquilo. Ele ainda tira a sonequinha da manhã, e mais uma ou duas de tarde - sempre que possível embalado pelos sons suaves das musiquinhas que ele tanto gosta...
Posso estar enganada, mas creio que seu gosto pela música, e o hábito de ouví-las sempre que possível ajudou também o sono dele a não ser tão leve quanto ao de muitos outros bebês, pois mesmo que estejamos falando mais alto perto dele, ou ainda, que o aspirador de pó esteja sendo utilizado para fazer a faxina à tarde, ele nem se abala, e continua com seu precioso soninho.
1 comentários:
Que delícia de BB! E que sono abençoado!
Deus conserve, sempreeeeeee! Bjos...
Postar um comentário