sábado, 16 de janeiro de 2010

Primeiras papinhas

 Essa semana o Samuel está aprendendo que a vida lhe apresenta muito mais sabores e novidades do que ele poderia imaginar: o (novo) gostinho de frutas diferentes daquelas que ele estava acostumado a saborear através dos seus suquinhos diários (laranja pera, laranja seleta, maracujá e limão).

 Agora ele está liberado para tomar suco de todas as frutas da estação, como melancia (hoje foi a primeira vez e ele gostou muito!), melão, manga, dentre outros, e também pra se alimentar com uma papinha de fruta bem amassadinha, o que finalmente substituirá uma das mamadas do dia. Bem, isso na teoria, já que o meu guloso quer mamar cerca de 1 hora após comer sua frutinha.

 O primeiro "teste" foi com a maçã, depois com o mamão papaya e hoje foi com a banana prata. Nas duas primeiras vezes ele fez cara de curiosidade no começo, e toda hora queria agarrar a colher pra colocá-la na boca. Mas depois fez cara de "eca". Acontece que o bichinho é tão guloso que ainda assim ele continuava querendo "morder" (ele ainda tá banguelinho) a colher, o pratinho... Já a banana ele comeu tudinho fazendo cara de "quero mais!".

 Um detalhe importante que a pediatra dele ressaltou na última consulta é que essas papinhas não podem ser passadas no liquidificador. Elas devem ser muito bem amassadas com o garfo. Isso porque é importante que o bebê aprenda a passar da fase líquida (leite e sucos) para pastosa, e com isso aprender a saborear as diferentes texturas, mas principalmente para ele exercitar desde já a língua, o maxilar e os lábios, bem como demais musculaturas da boca, importantes para articulação, fala, deglutição e até mesmo pra ele aprender a tossir! E por essa mesma razão essas papinhas devem ser ministradas com colheres e não em mamadeiras!

Ah, e com relação à maçã, eu achei que ela ficou cheia de pedacinhos quando usei apenas uma colher pra raspá-la, então o jeito foi descascá-la e usar o ralador. Mas já fui chamada a atenção pela minha mãe pois segundo ela pra fazer isso é preciso usar um ralador de vidro (que eu nunca vi na vida mas ela disse que já teve um) ou de plástico. Isso tudo por causa da oxidação!

 É, pelo visto não é só o Samuel quem está aprendendo coisas novas nessa vida! ;-)























1 comentários:

Anônimo disse...

Que delicia esse blog hein!? E esse Samuel esta muito gato gente!! Minha filha que fique esperta!! Obrigado pela visita Mi! Vou acompanhar o pequeno por aqui tb agora!! bjaoo