sábado, 27 de fevereiro de 2010

Novas descobertas

 Como disse anteriormente, há muito o que ser atualizado aqui no blog, acerca do Samuel! Então vou logo contar os progressos do meu bebezão!

 Atualmente ele está com 8 meses, pouco mais de 70 cm e quase 10 kg. Após uns 2 meses ganhando só uns 400g (quando no começo ele ganhava era 1,5kg!), ele voltou a ganhar um pouco mais de peso, e isso provavelmente se deve ao fato de que agora, como é sabido, ele não está apenas mamando no peito (sim, continuo fazendo questão de amamentá-lo antes de sair de casa pra trabalhar, mesmo que ele permaneça dormindo e ao retornar).

 De acordo com o gráfico do Ministério da Saúde (constante na Caderneta de Vacinação disponibilizada pela maternidade) o meu gordinho está, sim, acima da média em relação ao peso e a medida dos meninos de sua idade. Contudo, isso não significa que ele está obeso. Pelo contrário! Está dentro dos parâmetros considerados normais e saudáveis!

 E, segundo alguns, foi justamente por conta desse peso que ele demorou a engatinhar. Mas... só demorou mesmo, porque agora que ele aprendeu que pode se locomover sozinho pela casa toda... haja cuidado!! Há alguns meses o Samuelzinho já vinha de erguendo, mas não passava muito disso. Mês passado, mais ou menos, ele começou a se movimentar mais, mas nada que pudesse ser considerado um “engatinhar”, já que ele se movimentava mais para os lados e para trás do que pra frente, e isso tudo sem levantar o barrigão do chão! rs

 Pouco depois, ou melhor, muito tempo depois, ele aprendeu que conseguia ficar apoiado nas mãos e no joelho, mas na hora do vamos ver ele andava, segundo o Rodrigo, que nem um “cavalinho”, pois dava saltinhos pra frente com os joelhos após suas mãos estarem devidamente apoiadas mais adiante.

 Mas... tchã tchã nã nã!!!!!! Segunda-feira passada, quando ele completou 8 meses de idade, ele finalmente começou a engatinhar!! Quando soube essa notícia pelo Rodrigo, por telefone, fiquei super feliz e ao mesmo tempo um pouco triste, pois não estava presente naquele momento. Mas, como escrevi na minha postagem anterior, sempre recebo minhas recompensas por parte da minha paixãozinha quando chego em casa! Ao abrir a porta o Samuel, mesmo com suas dificuldades iniciais de quem ainda está se situando e por conseguinte precisa de concentração pra fazer o que está querendo, veio até mim engatinhando e com um sorriso lindo estampado no seu rostinho! Fiquei super, hiper feliz! Pode parecer algo bobo, mas ver cada um dos progressos do meu filhote é uma grande alegria, uma enorme benção! E eu tô é muito feliz!

 Aliás, é válido mencionar aqui que nem toda criança engatinha. Algumas já partem logo para os passinhos (os quais Samuel também já está dando e aos montes com a ajuda do papai e da mamãe, que o seguram debaixo do braço). Mas a gente queria que ele passasse por essa fase, que não pulasse nenhuma etapa, até porque o engatinhas tem seus benefícios. Trata-se de um importante exercício motor, que ajuda a alinhar a coluna, evita problemas de postura e fortalece a musculatura. Há quem diga, ainda, que os benefícios se estendem, inclusive, na hora da escrita. A criança teria, então, uma letra melhor. Isso sem contar a questão da descoberta e da independência. E o Samuel quem o diga! É só perguntar “cadê o papai?” que ele já sai em disparada no seu engatinhar para o nosso quarto!

 Agora só nos resta, além da alegria, ficar de olhos bem abertos e atentos pois com esse bebê serelepe engatinhando por toda a casa, perigos iminentes é o que não falta!

0 comentários: