domingo, 28 de fevereiro de 2010

Dodoizinho



 Pela primeira vez nesses 8 meses de vida o Samuel ficou dodóizinho. Sim, ele teve icterícia, erisipela, anemia, mas agora foi diferente, apesar de, graças a Deus, não ter sido nada grave.

 No domingo eu e Samuel fomos passear e diferentemente do seu agir normal, ele não brincava e nem sorria para as pessoas que mexiam com ele na rua. Na verdade, ele ficou sério, quietinho e algumas vezes até choramingou em seu carrinho. Achei estranho, mas não dei grande importância. Afinal, poderia ser mau humor (quem na vida não passa por isso?), incomodo por causa dos dentinhos prestes a nascer, sono...

 Mas na madrugada de domingo pra segunda eu finalmente entendi. Ele já estava se sentindo mal. Ele pegou uma gripe. Quase não dormimos. Eram cerca de 2 horas da manhã e eu já tinha perdido a conta de quantas vezes fui ao quarto dele ver porque ele chorava. Resolvi, então, levá-lo pra minha cama, e foi melhor assim, pois então descobri que ele estava com o nariz entupido, com dificuldades para dormir em razão da respiração, e por isso chorava e queria ficar grudado comigo.

 Naquela manhã fui trabalhar normalmente. Então recebi a ligação do Rodrigo dizendo que ele estava com febre e que sua respiração continuava difícil. Não me desesperei, pois apesar disso ele estava comendo e brincando como nos demais dias em que estava bem. Mas daí começaram as tosses, o nariz escorrendo, os choros constantes à noite... E é claro, apesar de não estar desesperada, como mãe, me preocupei! Afinal, uma coisa é a gente ficar gripado e saber dizer o que está sentindo, pode soar o nariz (algo tão simples), outra é um bebê que não sabe se expressar por meio de gestos e fala aquilo que está sentindo, e tal.

 Levamos o Samuelzinho na pediatra, e graças a Deus realmente era apenas uma gripe. Mas a médica nos explicou que é preciso tomar cuidado mesmo com a gripe mais simples em um bebê. Afinal o canal do ouvido ainda não está formado como o de um adulto, e por isso a secreção produzida em excesso no narizinho dele pode escorrer para o ouvido, causando uma otite (inflamação no ouvido).

 Bem, mas o importante é que ele estava com o pulmão limpinho e os ouvidos direitinho. As febres passaram, ele está tomando vitamina C (Cewin) e um descongestionante (Decongex Plus), bebendo muito líquido e apesar da briga e da dificuldade que é colocar algo em seu nariz, aplicamos, ainda, o Rinosoro infantil. Agora ele já está dormindo bem melhor.

 E com certeza esse será apenas a primeira de muitos outros dodóis...

0 comentários: