domingo, 7 de fevereiro de 2010

De volta ao trabalho...



 Como já havia mencionado anteriormente, voltei à (dura, porém neessária) realidade: estou trabalhando! Comecei na última segunda-feira, e apesar de ir com o coração partido, preocupada com o Samuelzinho, consegui ficar bem no decorrer do dia. E ele, diga-se de passagem, ficou ainda melhor do que eu! rs

 Com a viagem do papai e o trabalho da mamãe, o Samuel ficou por conta da babá e da vovó, que veio de Sampa pra dar uma ajudinha. Ele realmente ficou super bem, graças a Deus. Procurei não ligar o tempo todo até mesmo pra não ficar ansiosa, inquieta, etc. Graças a Deus meu coração estava calmo. Nossa, e como orei por isso. Mas acho que chorei tanto antes de realmente voltar a trabalhar que quando voltei já estava até mais conformada, focando meus pensamentos nos benefícios que essa atitude traria para mim, pro Rodrigo e pro Samuel, e não apenas financeiramente, mas até mesmo em termos de independência do bebê.

 E por mais contraditório que isso possa parecer para alguns, foi recompensador e uma alegria tremenda ao reecontrá-lo e ver como ele estava bem e, mais ainda, como ele saudavelmente sentiu a minha falta, já que assim que me viu ficou super agitado, e sorrindo muito se jogou pro meu colo e agarrou meu pescoço, não querendo ir com mais ninguém. E com seu jeito desengonçado de quem ainda está aprendendo a demonstrar o que quer, beijou o meu rosto com a boca aberta e todo babada! Que delícia!! Esse grude nunca tinha acontecido com essa intensidade, já que ele sempre foi com todo mundo sem o menor problema, estando eu ali do lado ou não.

 A rotina dele foi seguida à risca pela babá, conforme orientações mil que deixei escritas pra ela: horários das mamadas, dos suquinhos, papinhas, soninho, passeios, banhos, e assim por diante. Me organizei em termos de horários para que eu pudesse continuar amamentando o Samuel de manhã, antes de ir pro trabalho, ao chegar em casa, bem como antes dele ir pra cama. (Fora isso, quando estou fora de casa, ele continua tomando o leite que tiro com a bombinha.)

 Diante disso, a princípio, tudo pareceu estar direitinho, sob controle, mas infelizmente me enganei. Ele, que sempre dormiu super bem à noite, nessa última semana dormiu a noite toda apenas uma vez. O que tem se tornado comum é ele acordar de hora em hora, e por razão nenhuma. Simplesmente chora... Não sei muito o que fazer. Estou tentando não o tirar do berço e nem dar de mamar nessas horas pra ele não ficar mal acostumado e adquirir uma nova rotina, mas às vezes só essas atitudes é que realmente o acalmam. 

 Me indaguei várias vezes o porque disso estar acontecendo, e a única resposta plausível a que cheguei foi a mudança de uma rotina para a qual não nos atentamos de início, mas que foi necessária: papai está ausente, viajando a trabalho; mamãe está ausente durante o dia, trabalhando também; e o bebê agora tem que ficar 100% do dia com a babá e o início da noite com a vovó. 

 Como essa é uma nova rotina pode ser que ele esteja estranhando (mesmo não demonstrando que atitudes de birra, choro, etc.), além do fato de que ele está ficando super agitado antes de dormir, já que é quando a mamãe chega em casa, após um dia inteiro longe dele.

 Bem, o jeito é nos adaptarmos todos lá em casa para que a antiga rotina (ao menos a de sono) volte ao normal o mais rapidamente possível, pois o problema no final não é só o cansaço da mamãe, que acorda direto à noite, mas principalmente o sono necessário e fundamental que ele precisa ter para manter sua saúde, seu bem estar e também para poder crescer...

0 comentários: