sábado, 12 de dezembro de 2009

A história de Samuel


 A escolha do nome do nosso amorzinho foi bem difícil. Quem estava por perto acompanhou ansiosamente! (Tia Fernandinha que o diga! rs)
 A mamãe queria Matheus, Daniel, Rafael... Já o papai queria Arthur. Não entrávamos num consenso de jeito algum! Ele não queria os nomes que eu queria porque achava nomes bonitos, porém muito comuns na atualidade. Eu, por outro lado, não queria o nome dele porque com o meu "sotaque mistureba" (PR/DF/SP/RJ/RS...) eu chamaria o meu carioquinha assim: Arrrrrrrrrrrthurrrrrrrrrrrrr!! Tadinho! rs  Rolou até um sorteio aqui em casa, pra vocês terem idéia de como estávamos indecisos. Então, depois de muita discussão, optamos por Samuel.
 Samuel, em hebraico, quer dizer "ouvido por Deus". Antigamente a escolha dos nomes das crianças era baseada em fatos relacionados à realidade daquela pessoa. Isso é frequentemente relatado (e constatado) na própria Bíblia, por meio da qual, inclusive, aprendemos um pouco mais sobre quem foi Samuel (I Samuel).
 Sua mãe, Ana, era estéril, mas inconformada com essa situação, orou fervorosamente ao Senhor, clamando por esse filho que ela tanto queria. Deus, em seu infinito amor e compaixão, atendeu ao pedido de Ana.
 De acordo com alguns historiadores, Ana batizou seu filho "Samuel" como um voto de dedicar essa criança ao Senhor, "a fim de demonstrar sua esperança de que o filho carregaria o nome do Todo-Poderoso". E, de fato, Samuel foi responsável por estabelecer o nome do Senhor diante de seu povo, uma vez que estava sempre lembrando Israel, o povo separado por Deus, sobre suas constantes quedas, seus pecados, e a constante bondade do Deus Altíssimo no decorrer dessas crises e desses problemas.
 Samuel atuou como sacerdote, profeta (o primeiro de acordo com a própria Bíblia), conselheiro e juiz. Um homem publicamente reconhecido como servo do Senhor, até mesmo porque era através dele que Deus falava ao seu povo. Ele sempre ouvia o Senhor e seguia suas instruções, e por esta razão Deus pôde fazer grandes coisas através de sua vida.
 Samuel demonstrou por meio de sua história de vida, de suas atitudes, de seu testemunho, que aqueles que são fiéis ao Senhor nas coisas pequenas receberão Sua confiança nas coisas maiores.
 Felizmente, não tivemos nenhum problema de esterilidade. Portanto, não é nesse ponto que a história de Samuel tem algo em comum com a história do meu Samuelzinho... Mas nossa oração, enquanto pais desse lindo bebê, é que assim como aquele homem foi separado para/por Deus com um propósito, que seja também o nosso filho um servo fiel ao Senhor, um homem de palavra, em que as pessoas possam confiar plenamente por saberem que ele estará agindo em conformidade com os interesses do Senhor, e não em interesse próprio; uma pessoa pura, verdadeira, em quem Deus se compadecerá.
 Esse realmente é o meu sonho. E essa é a história de vida que eu também quero para o meu bebê, para o meu Samuel. O resto é o resto...

1 comentários:

Kadu disse...

Escolher o nome do bb é sempre uma tarefa difícil...mas vcs acertaram em cheio! Samuel é lindo! E agora, sabendo um pouco mais da história bíblica, passei a gostar mais ainda do nome! Que o seu Samuelzinho seja exatamente esse homem que vc espera Mi! Bjo pra vcs!